Áreas de Aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Organizações

4.1. Áreas de aplicação das tecnologias da informação e da comunicação mas Organizações


As TIC podem ser aplicadas nas mais variadas áreas da atividade humana, como a informação, a burótica, as telecomunicações, a telemática, o controlo e automação industriais, a física, a economia, etc.

                                                                 Áreas de Aplicação das TIC

Podem ser: Computação, Comunicação, Controle e Automação

Computação dividem-se em: Informática, Burótica

Comunicação dividem-se em: Telecomunicações, Temática

Controle e Automação principais domínios: Robótica, CAD-CAM




4.2 As Implicações das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Organizações


O investimento público e privado nas TIC é extremamente positivo, conforme ressalva o relatório de progresso anual da Comissão sobre a i2010 (vertente digital da estratégia para o crescimento e o emprego). As tecnologias estão impulsionar a inovação e a produtividade e há sinais de mudanças radicais nos mercados e n comportamento dos utilizadores, à medida que se avança para uma economia baseada no conhecimento.


Referem-se as seguintes vantagens da utilização das TIC no contexto empresarial.

• Aumentam a eficácia na comunicação, incluindo a habilidade para comunicar mais facilmente e de forma mais barata através do tempo e da localização geográfica;

• Possibilitam a comunicação mais rapidamente e com maior precisão;

• Permitem gravar e anexar, mais rapidamente e a menor custo, o contexto e a natureza dos eventos de comunicação;

• Controlam com mais seletividade o acesso e a participação numa ação de comunicação ou numa rede de comunicação;

• Oferecem maior eficácia na tomada de decisão, incluindo a de armazenar e transmitir grandes quantidades de informação de forma mais rápida e menos dispendiosa;

• Facultam o acesso mais rápido e económico das informações criadas fora da organização.



4.3 A Internet numa Perspetiva Organizacional


O atual contexto de elevada competitividade empresarial leva as empresas a procurarem a sua vantagem concorrencial na construção de uma identidade institucional distinta; na perspetiva dos consumidores, a perceção de uma imagem de marca. Do conjunto das técnicas de comunicação institucional, as relações com os média são talvez uma das áreas que mais sentem o efeito das novas tecnologias. A internet alterou profundamente os fluxos de comunicação entre a empresa e os seus diferentes públicos com canais de divulgação da informação rápidos e abrangentes. Conscientes da importância da Internet, as empresas apressaram-se a disponivilidar conteúdos, surgindo os pressrooms online.


Um site deve ser uma fonte de informação empresarial rápida e credível, o que passa pela implementação de alguns aspetos fundamentais:

  • Rápida identificação da sua finalidade e destinatários: as empresas devem identifica-los claramente na sua homepage;
  • Conteúdos atualizados sobre a empresa, a marca e o mercado. Uma mais-valia representará a disponibilização de estudos que sirvam de base a artigos de interesse geral;
  • Pressroom online, que inclui, tradicionalmente, os comunicados de imprensa por ordem cronológica ou assunto;
  • Calendário de eventos (ex: divulgação de resultados, lançamento de produtos), fundamental para incentivar o retorno ao site;
  • Base de dados de imagens para download, que permita ilustrar uma variedade de temas (pessoas, instalações, produtos) e cuja utilização seja livre e grátis; também o portefólio de logótipos evita a utilização incorreta dos símbolos e contribui para a uniformidade e coerência gráfica da marca;
  • Disponibilização dos contatos oficiais da empresa para solicitação de esclarecimentos adicionais;
  • Por último, cumprir uma regra básica da gestão da comunicação: divulgação, de forma rigorosa, oportuna e na medida da sua relevância de informação da empresa junto do seu público.
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