O tratamento da correspondência

3. O tratamento da correspondência 

Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.

A correspondência é tratada de várias formas, tendo em conta: 

A sua natureza

 • Origem • 

As dimensões e estrutura organizativa da empresa

 • Conteúdo

 • O seu destino 

3.1 O Circuito da Correspondência 

O tratamento da correspondência tem várias fases: 

1 Abertura 

2 Registo das entradas 

3 distribuição

 4 Resposta ou arquivo 

5 assinatura

 6 registo de saída

 7 expedição e arquivo. 

Abertura 

Antes de abrirem as cartas deve deslocar-se o conteúdo para um dos cantos dos sobrescritos e abrir pelas arestas opostas, pois, por vezes, as cartas ficam coladas no interior. A abertura pode ser manual ou realizada com ajuda de maquinas.

Registo das entradas

Nas grandes empresas, esta fase da correspondência centra-se num só departamento. Tiram-se cópias dos originais recebidos, para um exemplar ficar no departamento e o outro seguir para o respetivo destino, mas sem antes ser colocado o carimbo da entrada, contendo a data e o número respetivo. Nos serviços públicos utiliza-se normalmente, o livro de registo para a correspondência recebida.

Distribuição 

A distribuição da correspondência pode ser feita de diversos modos, mas sempre de forma a poder ser controlada. E, para esse efeito, utiliza-se o chamado livro e protocolo.

Resposta ou arquivo

Depois de ser lida, a correspondência deve ser convenientemente tratada. O que significa que:

 > Se não for necessário dar sequência ao assunto, a correspondência vai para o arquivo com a assinatura do ordenante; 

> Se é necessário uma resposta, devem ser feitas as anotações necessárias para a sua execução ou, então, ser for o caso, o próprio destinatário encarregar-se-á de a escrever.

Toda a correspondência urgente deve ter uma resposta imediata e não se deve adiar a resolução de assuntos pendentes, tornando-os eternamente esquecidos 

O que entendes por correspondência.

Assinatura 

Depois de finalizada a correspondência, deve ser de novo lida e, em seguida assinada. 

Registo de saída 

O registo de saídas também é, normalmente, feito em livro próprio. Devem ser tiradas cópias ao originais e encaminhadas devidamente. 


         

Expedição e Arquivo 

Antes da correspondência ser inserida no sobrescrito deve verificar-se se a carta está datada e assinada, se contêm o material referido em anexo e se o endereço está correto. 

E por fim…

• Toda a correspondência que é expedida da empresa deve possuir uma cópia em arquivo; • Quando a correspondência for registada, juntamente com a cópia, deve ser arquivado um exemplar do talão de aceitação; • No caso de o registo ser com aviso de receção, este, após ser devolvido pelo Destinatário com a respetiva assinatura deve também ser arquivado com a cópia da correspondência.

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