Finalidades da Comunicação Empresarial

1.2. As finalidades da comunicação empresarial 


A comunicação empresarial é a forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao quotidiano da administração, seja ela qual for. 


Nos anos 60 do século XX, a comunicação empresarial confundia-se com relações publicas e publicidade. A nível externo, o essencial passava pelas vendas; a nível interno, a principal preocupação era a manutenção de um bom ambiente relacional


Nos anos 70, a crise económica fez com que as empresas sentissem necessidade de criar novos produtos, que respondessem aos desejos dos clientes, passando a orientação para o cliente a ser o grande objetivo da empresa. É nesta altura que se intensifica o marketing como função empresarial integrada. Não só a produção é importante, mas também a sua imagem global perante o público. 




A comunicação global da empresa pode ser sintetizada em quatro vertentes: 



1. Os sistemas de identificação da própria empresa:

 • Política de nomes e marcas de produtos;

 • Sistemas de identificação visual e sonora: logótipo, linha gráfica, etc 

2. O sistema de comunicação comercial: 

• Publicidade; 

• Promoção de vendas;

 • Marketing direto;

 • Merchandising;

 • Atendimento pessoal;

 • Atendimento telefónico. 


3. O sistema de comunicação de pertença: 


Comunicação externa: institucional, financeira e de recrutamento;

 • Comunicação interna: para motivação de colaboradores e comparações com a concorrência. 


4. O sistema de auditoria e controlo:

 • Compreende a observação dos mercados, da tecnologia e da concorrência bem como a medição sistemática dos efeitos de comunicação e a preocupação em dialogar.





A comunicação interna e externa.


Sem a utilização da comunicação, as empresas dificilmente conseguiriam delinear planos estratégicos para realização dos objetivos. Assim, a comunicação assume importância fundamental nas dinâmicas internas e externas da empresa. 


Comunicação Interna.

 Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional. Neste âmbito, destacam-se, sobretudo, as atividades de seleção e distribuição de noticias, a produção e gestão de conteúdos, multimédia , a organização de atividades de formação, como seminário e Workshops, e a elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.


Assim, a comunicação interna tem como objetivo promover canais de comunicação claros e abertos em todos os níveis da empresa, de modo a correta compreensão dos seus ambientes e objetivos.


 

Para efetuar a comunicação interna poderão ser utilizados diversos meios:

 • Carta – Elemento postal mais importante, constituída por folhas de papel inseridas num envelope, selado e enviado ao destinatário através dos correios. 

Email – Método de enviar e receber mensagens através da Internet. Tornou-se o método mais usual, económico e rápido de transmitir informação.


• Telefone – Instrumento de comunicação oral amplamente utilizado que permite a transmissão de informações rápidas e económicas além de permitir a conversa direta e com a vantagem de ter um retorno imediato. 

Memorando – Forma de comunicação escrita entre unidades/seções de uma empresa, sendo utilizada como um instrumento que facilita a transmissão de informação

• Newsletter – Termo que designa jornal interno. É um tipo de documento que transmite informações, geralmente sobre um tema ou assunto específico. Alguma empresas usam-no para fornecer novidades sobre produtos, serviços, clientes, funcionários, etc.



Ordem de serviço – É uma comunicação interna que transmite diretrizes para o funcionamento da empresa, sendo assinada pelo funcionário a quem se destina, de modo a comprovar que tomaram conhecimento 


Filme promocional – instrumento de comunicação que conjuga a imagem e o som. É realizado com o intuito da difusão comercial, dando a conhecer produtos ou serviços de uma 

 Comunicação oral – na área da hotelaria, é muitas vezes designada por briefing, e consiste na transmissão oral de informação para orientar a atuação dos colaboradores da empresa. 


Cartaz (gráficos, indicações, sinalética, etc) – o cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. A sua principal função é a de divulgar informação visualmente. É usado para propaganda, publicidade ou simplesmente para a comunicação.

 • Encontro – reunião física de pessoas.

Inquérito – o inquérito estatístico é usado para recolher informação quantitativa nos campos de marketing, ou sondagens políticas, e de pesquisa, nas ciências sociais. Todos os inquéritos envolvem um questionário a um certo número de indivíduos. Quando as perguntas são colocadas por um pesquisador, o inquérito é designado por entrevista. Quando as questões são administradas pelo respondente, o inquérito é denominado questionário. 




Inquérito – o inquérito estatístico é usado para recolher informação quantitativa nos campos de marketing, ou sondagens políticas, e de pesquisa, nas ciências sociais. Todos os inquéritos envolvem um questionário a um certo número de indivíduos. Quando as perguntas são colocadas por um pesquisador, o inquérito é designado por entrevista. Quando as questões são administradas pelo respondente, o inquérito é denominado questionário. 

*Comunicação externa 


A comunicação externa compreende toda a informação que esteja relacionada com as atividades que a empresa desenvolve.


Essa informação vai no sentido de promover a imagem da empresa, nomeadamente através da divulgação na imprensa dos acontecimentos que esta realiza. Essas ações são desenvolvidas em torno da gestão da sua imagem institucional e estão associadas às temáticas e aos conceitos que as formalizam. É a comunicação feita para o público em geral, normalmente para dar a conhecer os produtos comercializados e atrair ou manter os clientes.

  1.                                                        Pontos de contacto da marca

 *Nome e slogan 

*Embalagens

 *Impressos

 *Cartão de visita

 *funcionários 

*Uniformes e frota de veículos 

*Vídeos de treino

 *Arquitetura de lojas e sede

 *Promoção de vendas 

*Sons 

*Aromas e cheiros

 *Anúncios de rádio e tv 

*Marketing direto

 *Website

 *Relações públicas

 *Ações civis

*Produtos e serviços 

Entre as comunicações externas mais usuais em contexto empresarial destacam-se:

*Contas anuais da empresa, enviadas periodicamente aos acionistas

* Informação financeira para efeitos fiscais ou outros;

*Informações aos clientes sobre os produtos comercializados ou eventos a realizar;

 *Comunicações a fornecedores para solicitar ou fornecer informações sobre novos produtos;

A comunicação externa de uma empresa pode ser feita de várias formas, com recursos escritos, orais ou visuais. Os mais usuais são:

• Carta; 

• Telefone; 

• Fax; 

• Cartaz;

 • Newsletter; 

• Fórum de discussão, teleconferência e videoconferência;

Email;

 • Inquérito;

 • Internet;

 • Evento social; 

• Filme 


 

*As relações públicas 


É a atividade planeada e contínua para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente, ligada. 

Assim, o RP é o profissional responsável pela comunicação da empresa, interna e externa, e pela imagem dela perante o público. Para saber o que o público pensa ou espera da empresa podem usar-se diversas ferramentas para se comunica, entre as quais, atualmente se referem os blogues.


Alguns dos objetivos das relações publicas são: 


* Desenvolver atividades de relacionamento com a imprensa;

 *Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade;

 *Estar atento ao comportamento dos públicos-alvo;

 *Atrair investidores 


* Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição;

 * Pensar e gerir as relações da organização com todos os seus públicos; 

*Gerir crises;

 *Planear e organizar eventos dentro do conceito institucional e organizacional, visando objetivos estratégicos de relacionamento público; 

*Promover pesquisas de opinião pública; 


Qualquer que seja o público a que se destina a comunicação, a empresa dispõe de um alargado conjunto de meios: 


> Contatos pessoais – reuniões, clubes, participações em congressos ou seminários, etc.;

 > Acontecimento ou eventos – concursos, exposições, participação em feiras, salões, provas desportivas, etc.;

 > Conferências de imprensa – instrumentos utilizados para informar os meios de comunicação. Consistem numa entrevista dada a um grupo de jornalistas; 

> Publicações de empresa – relatórios anuais, brochuras e folhetos, artigos em revistas, jornal interno, etc.; 

> Patrocínios ou sponsoring - apoio financeiro a eventos desportivos, sociais ou culturais.

 > Mecenato – termo que denomina o apoio económico oferecido por um patrono, pessoa ou instituição abastada e influente, a artistas, cientistas ou desportistas com o intuito de promover a sociedade nos domínios cultural, científico, desportivo. Embora se trate de um apoio desinteressado, a entidade beneficiada, muitas vezes dedica a obra produzida ao mecenas prestando-lhe homenagem.

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