Práticas de Comunicação em Contexto Empresarial 

2. Práticas de Comunicação em Contexto Empresarial


2.1. A Comunicação escrita

Quando a comunicação é comercial ou administrativa, deve ainda respeitar o formalismo da apresentação e a utilização de vocabulário técnico especifico. Qualquer comunicação, escrita ou oral, deve obedecer a algumas regras fundamentais, como a correção ortográfica, a correta pontuação, o rigor do vocabulário e a objetividade na informação.  A comunicação escrita é utilizada há pelo menos 2000 anos, através de cartas, panfletos ou livros. Tal como falar, escrever é um recurso que precisa de ser aprendido e ambos estão intimamente ligados.


REDIGIR

A maior dificuldade está em transformar as ideias em texto utilizando as palavras corretas. Muitas vezes, a palavra não expressa exatamente o que queremos dizer e o texto acaba reunindo palavras com o mesmo sentido ou que não se relacionam entre si. Isto acontece quando antes de iniciar a escrita, não se organizam as ideias, escrevendo-as sem pensar no texto como um todo.


ORGANIZAR AS IDEIAS 

Para organizar as ideias, o ideal é esboçar um plano antes de iniciar a redação:

  1. Escolha do assunto– Depende do objetivo; qualquer assunto pode ser abordado de diversas maneiras, todas elas com pós e contras. 
  2. Listas de ideias– Escolhido o assunto, deve elaborar-se uma lista de ideias a serem incluídas: factos, argumentos, citações, comparações, opiniões, números.
  3. Plano– O primeiro passo é extrair da lista de ideias as que parecem mais importantes, estabelecendo uma hierarquia, e depois fixar as que vão aprofundar.
  4. Esboço– A redação do esboço é muito importante, pois permite reorganizar as ideias.


ESTRUTURA

Qualquer redação é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução procura despertar no leitor o desejo de ler, adiantando-se os principais pontos a tratar. O desenvolvimento consiste em ordenar os dados, opiniões, aspetos que o tema envolve. Cada ideia deve der desenvolvida em parágrafos diferentes. A conclusão é a parte final da redação e deve constituir uma síntese clara da posição assumida.

Para escrever bem é necessário:

  • Saber o que quer dizer antes de começar – planear;
  • Não usar frases e parágrafos muito extensos;
  • Evitar abreviaturas.
  • Procurar não repetir a mesma palavra – usar sinónimos
  •  Não usar rimas e palavras de difícil entendimento
  • Ser direto, claro e simples
  • Não fugir do tema proposto
  • Preferir palavras curtas e familiares
  • Usar verbos ativos, evitando os passivos
  • Usar o estilo coloquial – escrever como falaria


2.2 A linguagem comercial e administrativa

Tipos de comunicação escrita:

Carta pessoal– esta carta é trocada entre parentes e amigos. A sua caraterística mais importante é a informação: é importante que o remetente consiga ser entendido. Local e data, saudação e assinatura são elementos obrigatórios para garantia das identificações necessárias, tudo o resto é livre.

Carta social– trocada entre pessoas amigas, mas sem grande intimidade, principalmente para apresentar felicitações ou pêsames, fazer convites ou comunicados. Trata-se de uma carta com um objetivo claro e para não ultrapassar esse objetivo evita-se misturar assuntos.

 Email– texto curto informal que será recebido rapidamente pelo interlocutor.

 Redação técnica– Neste tipo de texto, o aspeto pessoal é secundário e prevalece

a clareza, a lógica, a concisão, que se pretende de fácil leitura.

                                             Comunicação

Escrita- Indireta        

  • Carta, Ofício
  • Memorando
  • Circular
  • Relatório
  • Requerimento
  • Convocatória
  • Ata
  • Jornal
  • Documento Comercial

Não Escrita- Oral, Visual

Oral Indireta-  

  • Telefone
  • Intercomunicador

Oral Direta- 

  • Diálogo
  • Entrevista
  • Reunião
  • Conferência
  • Videoconferência

Visual Indireta-

  • Gráfico
  • Fotografia
  • Diagrama
  • Mapa
  • Cartaz
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