A Comunicação na Empresa

1. A comunicação na empresa 

1.1. O processo de comunicação 


Comunicar significa pôr em comum, associar, entrar em relação, estabelecer laços, tornar comum, partilhar. Troca de ideias, opiniões e mensagens. Assim, a comunicação é um intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. 



 É um fenómeno espontâneo que se usa sem se dar conta e que esconde um processo muito complexo, no qual se definem os seguintes elementos nucleares: emissor, recetor, mensagem, código, canal e contexto. Nenhum ato comunicativo é possível na ausência de qualquer um desses elementos. 

Emissor---------------------------->Mensagem----------------------->Recetor

                                                          |

                                                    CÓDIGO

                                                          |

                                         Canal De Comunicação

A linguagem e a comunicação estão intimamente ligadas, pois a linguagem é o meio que permite a comunicação. Assim, a linguagem é um sistema de signos que, combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados.

A linguagem pode ser agrupada em: 

• Linguagens verbais, que utilizam palavras;

 • Linguagens não verbais, que não usam palavras;

 • Linguagens mistas, que utilizam simultaneamente a linguagem verbal e a não verbal. 

A pintura e o desenho são linguagens não verbais, enquanto a banda desenhada, o cinema e a televisão são linguagens mistas. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora