A Comunicação na Empresa
1. A comunicação na empresa
1.1. O processo de comunicação
Comunicar significa pôr em comum, associar, entrar em relação, estabelecer laços, tornar comum, partilhar. Troca de ideias, opiniões e mensagens. Assim, a comunicação é um intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos.
É um fenómeno espontâneo que se usa sem se dar conta e que esconde um processo muito complexo, no qual se definem os seguintes elementos nucleares: emissor, recetor, mensagem, código, canal e contexto. Nenhum ato comunicativo é possível na ausência de qualquer um desses elementos.
Emissor---------------------------->Mensagem----------------------->Recetor
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CÓDIGO
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Canal De Comunicação
A linguagem e a comunicação estão intimamente ligadas, pois a linguagem é o meio que permite a comunicação. Assim, a linguagem é um sistema de signos que, combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados.
A linguagem pode ser agrupada em:
• Linguagens verbais, que utilizam palavras;
• Linguagens não verbais, que não usam palavras;
• Linguagens mistas, que utilizam simultaneamente a linguagem verbal e a não verbal.
A pintura e o desenho são linguagens não verbais, enquanto a banda desenhada, o cinema e a televisão são linguagens mistas.
