Tipos de Comunicação

1.3. Tipos de Comunicação


Comunicação formal e informal 

As comunicações organizacionais diferem quanto à sua formalidade. As comunicações formais são oficiais, enquanto as informais não são.

As duas comunicações processam-se de formas diferentes, em situações próprias e com projetos específicos. As redes formais são verticais e seguem a hierarquia da empresa, ou seja, retratam a cadeia de autoridade. 

A comunicação informal não pode ser planeada pela organização, foge ao seu domínio; simplesmente acontece, materializa-se de forma paralela ou sobrepondo-se à comunicação oficial.

Por ser oficial, assume-se como critica, boato, comentário, desabafo, elogio, informação, avaliação, criatividade, questionário, etc. É atualizada em espaços informais como: corredores, refeitórios, vestuários etc.

Os profissionais costumam-se preocupar-se muito mais com rede formal, ficando a rede informal relegada para segundo plano; contudo é preciso ter muito cuidado e compreensão com esta rede, pois é por ela que se dão a conhecer os sentimentos do público interno.

Por não ser oficial, assume-se como critica, boato, comentário, desabafo, elogio, informação, avaliação, criatividade, questionário, etc. É atualizada em espaços informais como: corredores, refeitórios, vestuários etc. Os profissionais costumam-se preocupar-se muito mais com a rede formal, ficando a rede informal relegada para segundo plano; contudo é preciso ter muito cuidado e compreensão com esta rede, pois é por ela que se dão a conhecer os sentimentos do público interno.

A comunicação informal não é menos importante para as organizações que a formal, podendo afirmar-se que, em muitos casos, o não oficial é mais credível que o oficial. Como por exemplo: Pense-se nos boatos que, surgidos de uma suspeita ou informação (verdadeira ou não), se alastram "à velocidade da luz" por toda a organização e que, muitas vezes, exigem grandes investimentos para os anular. De certo modo é como se a comunicação formal, viesse a público para prestar contas sobre as ideias e comportamentos organizacionais, ou mesmo para justifica-los.


Os canais de comunicação mais utilizados são:


  • A cadeia de comando– é a linha hierárquica. É o canal de comunicação mais utilizado e pode ser de comunicação oral e escrita, sendo a mais frequente a de contato pessoal "face a face".
  • Os comunicados e avisos distribuídos ou afixados– A afixação de avisos e comunicação server para transmitir comunicações importantes. Este canal deve ser considerado suplementar, pois, por vezes, não são lidos ou, porque afixados por muito tempo, poderão ficar desatualizados.
  • O jornal da empresa– é usado por empresas de grande dimensão e destina-se a transmitir informações sobre novos produtos, política e evolução da empresa, ou assuntos de interesse para os empregados.
  • As comunicações inseridas na folha de salário – pode ser interessante, uma
  • vez que todas a leem.
  • Handbooks ou panfletos – são usados para dar a conhecer aos novos
  • membros da empresa os aspetos gerais do seus funcionamento e políticas da
  • empresa em termos de recursos humanos.
  • O relatório anual – contem as contas e informação sobre a atividade da
  • empresa ao longo do ano. Destina-se sobretudo à administração e acionistas.
  •  Os registos de voz e imagem – transmitem mensagens que aproximam os gestores de top dos empregados.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora